A cozinha é, sem dúvida, o cômodo mais usado da casa, onde o preparo de alimentos é inevitavelmente acompanhado pela formação e espalhamento de gordura de todos os tipos. Como resultado, os seus belos móveis de cozinha, sejam eles pintados, envernizados, de melaminato, madeira, aço inoxidável, etc., perdem o brilho com o tempo, pois ficam cobertos por resíduos e camadas de gordura desagradáveis, que com o tempo são muito difíceis de remover. Aliás, é por isso que se recomenda limpar regularmente os móveis da cozinha, para não ter que trabalhar muito quando eles ficam muito pegajosos e gordurosos devido a esses depósitos de gordura desagradáveis.
Felizmente, existem truques da vovó muito eficazes para acabar com essa sujeira persistente. Não é mais necessário usar produtos de limpeza domésticos compostos por uma série de produtos químicos. Tal como faziam as nossas avós antigamente, é melhor usar produtos totalmente naturais, que devem estar em todos os armários, para desengordurar eficazmente os móveis da cozinha, que são muito propensos a este tipo de sujidade persistente. Os nossos 4 conselhos da avó para limpar móveis de cozinha que ficaram gordurosos com o tempo!
1 – Vinagre de maçã para desengordurar móveis de cozinha
Para remover a gordura que inevitavelmente se acumula com o tempo nos móveis de cozinha, um dos conselhos mais eficazes da avó para uma limpeza profunda é usar vinagre de maçã.
Este produto 100% natural, conhecido desde a antiguidade, é obtido através da fermentação do sumo de maçã, mais precisamente das bactérias que transformam o álcool obtido em ácido acético. Possui propriedades ideais para este tipo de limpeza, graças à sua capacidade de dissolver instantaneamente a gordura.
O vinagre de maçã permite desengordurar muitas superfícies da casa, incluindo móveis de cozinha, especialmente se forem de madeira ou lacados.
É muito fácil obter um resultado perfeito com vinagre de maçã. Misture 2 partes deste produto milagroso com 1 parte de água. Nota: mesmo em proporções iguais, esta mistura funciona muito bem.
Para maior eficácia, pode aquecer ligeiramente esta mistura de vinagre de maçã e água.
Em seguida, basta esfregar com uma esponja embebida nesta mistura as partes mais sujas dos móveis, geralmente a parte superior, que é mais difícil de alcançar e, por isso, menos frequentemente limpa.
Depois, basta esfregar os móveis da cozinha com um pano seco.
2 – Vinagre branco, o rei dos desengordurantes!
Outro tipo de vinagre é o seu aliado indispensável na limpeza profunda dos móveis da cozinha, especialmente contra os resíduos de gordura que inevitavelmente se acumulam com o tempo. Estamos falando, é claro, do vinagre branco, o rei dos produtos de limpeza ecológicos e económicos, que deve estar sempre no seu armário!
Independentemente de as superfícies dos seus móveis de cozinha serem foscas ou brilhantes, de madeira, melamina, aço inoxidável ou vidro, por exemplo, o vinagre branco é o rei dos desengordurantes, que o ajudará a remover toda a gordura das portas, puxadores, prateleiras, etc.
O vinagre branco também tem a vantagem de ter uma ação desinfetante, remover o calcário, neutralizar odores desagradáveis e, claro, limpar sem poluir o ambiente.
Para utilizá-lo e devolver o brilho aos móveis da sua cozinha, sujos com o passar do tempo, misture uma parte de vinagre branco com água quente e esfregue as superfícies com uma esponja embebida nesta solução. Em seguida, enxague e seque os móveis da cozinha com um pano seco. Resultado garantido sem gordura!
Pode aplicar outro truque da avó se os móveis da cozinha tiverem manchas de gordura muito antigas, adicionando um pouco de sumo de limão à mistura à base de vinagre branco, cujo ácido cítrico também ajuda a dissolver a gordura.
3 – Bicarbonato de sódio para uma limpeza brilhante dos móveis
Hoje em dia, já não é preciso apresentar o bicarbonato de sódio, que, tal como o vinagre branco, é um produto natural indispensável, especialmente para a limpeza de toda a casa.
Claro que o bicarbonato de sódio também é eficaz para limpar perfeitamente os móveis da cozinha que ficaram gordurosos com o tempo. Além de ser um produto doméstico suave, antibacteriano e inofensivo para o ambiente e a saúde, o bicarbonato de sódio tem propriedades desengordurantes muito eficazes.
Para aproveitar as suas vantagens, misture uma pequena quantidade deste produto milagroso com água até formar uma pasta. Aplique-a nas superfícies sujas e gordurosas dos móveis da cozinha com uma esponja ou pano e deixe atuar por 15 minutos, depois limpe os restos de gordura. Em seguida, basta enxaguar os móveis.
A pasta de bicarbonato de sódio tem uma ação abrasiva fraca. Por isso, tenha cuidado para não riscar móveis com superfícies frágeis (lacadas, envernizadas, de madeira, etc.).
4 – Detergente líquido para louça, eficaz para remover manchas de gordura antigas
Certamente tem um detergente para a louça. Saiba que este produto de limpeza doméstica rápido também é ideal para dar brilho aos móveis da cozinha que ficaram gordurosos com o tempo, da mesma forma que limpa diariamente as frigideiras, panelas, pratos e outros talheres que usa para cozinhar.
A maioria dos detergentes para louça é concebida para remover facilmente os resíduos gordurosos dos utensílios de cozinha, sendo ao mesmo tempo suaves.
Por isso, o detergente para louça também é ideal para remover eficazmente a gordura acumulada nos móveis da cozinha, independentemente do tipo de superfície, mas especialmente se for mate, de madeira, laminada ou pintada.
Para que os seus móveis de cozinha muito gordurosos recuperem o seu aspecto quase novo, como nos primeiros dias, a receita é simples. Misture 2 colheres de sopa de detergente líquido com 50 ml de água quente. Com uma esponja limpa, esfregue as superfícies dos móveis da cozinha com essa mistura, prestando atenção especial às áreas mais gordurosas.
Enxague bem os móveis e seque-os com um pano limpo para não deixar marcas na superfície.