Um dos grandes problemas da utilização da Internet é que qualquer pessoa pode facilmente criar um vídeo ou um artigo com fontes duvidosas, e isso é impossível de evitar. Um dos últimos mitos na Internet diz que os ímanes no frigorífico aumentam o consumo de energia. Mas o que dizem os especialistas?
Os ímanes são bons ou maus para o seu frigorífico?
Uma das melhores invenções para lembretes criadas pela humanidade são os ímanes para frigorífico. Na verdade, estes pequenos enfeites colados na parte externa das portas permitem fixar um bilhete ou um lembrete. Também costumam ter a forma de cartões com os dados do fornecedor de gás, do serviço de limpeza de água ou de serviços de mudança.
Estes produtos tornaram-se tão populares que se pensava que eram prejudiciais para o frigorífico e aumentavam o seu consumo de energia. No entanto, várias marcas e empresas já se pronunciaram sobre o assunto.
Em primeiro lugar, a Bosch menciona um problema: a vida útil do seu frigorífico. Ou seja, se colocar muitos ímanes no seu aparelho, o peso deles pode danificar a porta e, consequentemente, reduzir a sua vida útil. Quanto ao consumo, a marca esclarece: «Se usar apenas alguns ímanes na porta do frigorífico, não deve esperar que o aparelho funcione mal; podem aparecer riscos na superfície. Se colocar na porta tantos ímanes que o seu peso aumente significativamente, isso pode reduzir a vida útil das dobradiças da porta». Por seu lado, a empresa de energia Endesa afirma que este mito é totalmente falso. Acrescenta que os ímanes são tão insignificantes para o funcionamento do frigorífico que nem sequer atravessam as portas do frigorífico.
Além disso, a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) explica que, embora as correntes elétricas realmente interajam com os campos magnéticos, os campos criados pelos ímanes são tão fracos que não afetam o consumo do frigorífico. Não importa a quantidade de ímanes.
Por fim, a LG esclarece: «Na verdade, isso é apenas um mito: os ímanes no frigorífico não afetam o consumo, a vida útil ou os produtos. Os ímanes colocados no exterior do frigorífico não afetam o funcionamento ou a capacidade de refrigeração interna do aparelho».
Como poupar energia sem deixar de usar o frigorífico
Poupar energia, mesmo tendo um frigorífico, não é impossível. Existem muitas maneiras de fazer isso, e alguns especialistas recomendam:
- Não deixe a porta do frigorífico aberta, caso contrário, o ar frio irá escapar.
- Não ajuste a temperatura do frigorífico muito baixa.
- Guarde cada produto na gaveta apropriada (legumes, laticínios, bebidas, etc.).
- Faça a manutenção regular do frigorífico.
- Verifique as vedações das portas.
- Aguarde que os produtos arrefeçam antes de os colocar no frigorífico, pois ao colocar produtos quentes, o aparelho irá funcionar mais.
- Descongele regularmente os produtos. Se o gelo se acumular, ele atua como um isolante, dificultando a transmissão do frio e aumentando o consumo de energia do aparelho.
- Use recipientes recomendados para armazenar alimentos, como: recipientes de vidro, com vedação a vácuo ou sacos térmicos.
Seguindo estas dicas, pode economizar energia e prolongar a vida útil do seu frigorífico, sem sacrificar as suas funções básicas.