As instituições financeiras têm o direito de bloquear as contas dos seus clientes se estes não atualizarem os seus dados. Para muitos cidadãos portugueses, a simples possibilidade de encerrar a sua conta bancária é motivo de preocupação e impotência. Essas contas não só protegem as suas poupanças, mas também são um meio de receber salários, enviar transferências bancárias e pagar serviços.
O encerramento de contas bancárias pode ocorrer de acordo com as disposições do regulamento interno da instituição. Uma das principais razões é a não atualização de informações pessoais ou a resposta tardia a solicitações das autoridades.
Esta prática é apoiada por normas relacionadas com a prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo (SARLAFT), que obrigam os bancos a ter informações atualizadas sobre os seus clientes. A seguir, descrevemos em detalhe as medidas necessárias para evitar inconvenientes durante o mês de agosto.
Os bancos podem encerrar contas bancárias se as informações não forem atualizadas
A Autoridade de Supervisão Financeira de Portugal informou que o não cumprimento da exigência de atualização dos dados dá aos bancos o direito de encerrar produtos financeiros, tais como contas poupança, contas correntes, cartões de crédito e créditos renováveis. Isto deve-se ao facto de manter a informação atualizada ser da responsabilidade do cliente.
Num caso específico, um banco encerrou os produtos financeiros de um utilizador por não atualizar os dados, apesar de lhe ter concedido três dias para o fazer. O banco agiu de acordo com o seu regulamento interno, embora a Administração tenha lembrado que o prazo acordado deve ser respeitado para evitar falhas de comunicação.
Além disso, essas organizações avisam claramente que a falta de atualização dos dados pode levar ao bloqueio da conta. Os bancos operam de acordo com regras de segurança rigorosas, que exigem a apresentação de documentos que comprovem a identidade e os rendimentos dos clientes.
«Se o titular não fornecer os documentos solicitados pela organização, o banco pode bloquear a conta», está indicado nos sites oficiais.
É possível recuperar o acesso à conta?
Na maioria dos casos, é possível recuperar o acesso à conta quando o banco a bloqueia ou suspende devido à falta de informações atualizadas.
«O cliente afetado deve entrar em contacto com a sua organização, que resolverá o problema. O banco digitalizará todos os documentos necessários e, após a conclusão do processo, o dinheiro será transferido para uma nova conta bancária, diferente da bloqueada», citam eles.
Enquanto o bloqueio não for removido, o cliente não poderá realizar nenhuma operação normal, o que torna esta situação particularmente complicada:
- Ele não poderá levantar ou depositar dinheiro.
- Também não poderá realizar ou receber transferências, incluindo o recebimento de salários ou pensões.
- Não poderá pagar as contas da casa.
- O seu cartão permanecerá bloqueado e não poderá utilizá-lo para compras.
- Não poderá vincular a conta bloqueada a outros produtos bancários, como hipotecas ou empréstimos.