A mistura de vinagre de maçã e peróxido de hidrogénio tornou-se uma alternativa económica e eficaz para limpar superfícies em casa.
Com o início da pandemia, a limpeza da casa mudou. Hoje, muitas pessoas procuram formas mais económicas e naturais de manter as suas casas limpas de vírus e bactérias.
Uma das receitas mais populares é a mistura de vinagre de maçã e peróxido de hidrogénio. Esta mistura facilmente acessível, sem produtos químicos agressivos, dá um resultado semelhante ao da utilização de lixívia.
Por que é que esta mistura funciona?
O vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas. É feito a partir de maçãs fermentadas e já é usado há décadas para limpeza.
A ação do ácido acético ajuda a remover a sujidade e os micróbios. Por sua vez, o peróxido de hidrogénio, também conhecido como água oxigenada, atua como desinfetante e oxidante. Juntos, eles formam uma solução capaz de destruir bactérias, como a salmonela e a Escherichia coli, em superfícies contaminadas.
Instruções passo a passo para preparar um desinfetante caseiro
Para usar corretamente esta mistura, é recomendável ter dois frascos com pulverizador:
- Numa garrafa, coloque duas colheres de sopa de peróxido de hidrogénio a 3%.
- Na outra, duas colheres de sopa de vinagre de maçã.
- Primeiro, pulverize o peróxido de hidrogénio e, em seguida, o vinagre.
- Em seguida, limpe com um pano seco.
- Este método é adequado para limpar pisos, bancadas, maçanetas e outras superfícies de uso frequente.
Precauções importantes ao usar este produto milagroso
Embora seja seguro para a maioria dos materiais, não deve ser aplicado em mármore. As composições ácidas podem danificar superfícies porosas. Por outro lado, pode ser usado em granito, quartzo e cerâmica.
Além disso, é muito importantenão misturar os dois produtos na mesma garrafa. A reação química pode reduzir a sua eficácia. Usá-los separadamente, na ordem indicada, garante melhores resultados.