Ao cuidar do local onde dorme, não deve apenas trocar regularmente a roupa de cama, especialmente no verão, mas também manter o colchão limpo. Isso garantirá um sono profundo e prevenirá problemas como alergias, odores desagradáveis ou o aparecimento de ácaros.
O facto é que um colchão mal cuidado é um terreno fértil para poeira, bactérias e outras partículas indesejáveis que podem prejudicar a sua saúde. Além disso, a limpeza regular prolonga a sua vida útil, e isso não é difícil de fazer, mesmo com produtos caseiros.
Com bicarbonato de sódio
Este é o nosso fiel aliado por um motivo importante. Não é apenas um remédio confiável contra odores em garrafas reutilizáveis, mas também uma maneira muito simples de desinfetar colchões. Basta espalhar o produto sobre o colchão e deixar agir por quatro horas. Em seguida, remova o excesso com um aspirador de pó com bocal.
Com ele, é possível:
- Absorver o excesso de humidade e prevenir o aparecimento de bolor.
- Neutralizar os odores desagradáveis associados ao suor.
- Reduzir a quantidade de ácaros, uma vez que estes preferem ambientes mais húmidos.
- Após o tratamento, a superfície ficará muito mais clara.
Mistura para manchas difíceis
Às vezes, o colchão precisa não só de se livrar de odores desagradáveis ou poeira, e nesse caso o bicarbonato não é suficiente para combater o suor, sangue ou outros líquidos que penetraram no tecido.
No entanto, a solução é muito simples. Basta fazer uma pasta com bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogénio, pasta de dentes e uma pequena quantidade de detergente líquido. Aplique na área suja e deixe agir por 30 minutos antes de remover.
Aqui há duas opções: remover com um pano húmido, se a mancha não for muito resistente, ou usar um ferro de engomar com função de vapor. Com um pano bem embebido na pasta, envolva cuidadosamente o ferro e passe as manchas mais resistentes do colchão. Este truque é usado por muitos hotéis para deixar os colchões com aspecto de novos.
Se houver manchas de mofo, o melhor é usar um spray de vinagre branco diluído em água para neutralizá-las. Por fim, deixe o colchão secar ao ar livre para garantir a remoção de odores desagradáveis.
Lembre-se de que é importante testar a solução numa pequena área para verificar a sua eficácia e evitar surpresas desagradáveis em materiais mais delicados, especialmente em espuma viscoelástica ou látex. Lembre-se de que qualquer líquido deve ser usado em quantidades mínimas para evitar a formação de mofo no interior.