Embora seja um pequeno gesto diário, que muitas vezes nem notamos, a longo prazo pode resultar em graves prejuízos financeiros.
O ar condicionado no carro é uma daquelas pequenas maravilhas do verão: você gira a chave, aperta o botão e, de repente, o forno em que o seu carro se transformou após algumas horas ao sol se torna um oásis em questão de segundos. O conforto que nos proporciona é tão grande que, embora quase ninguém se esqueça de o ligar, muitas vezes, pelo contrário, esquecemo-nos de o desligar, pensando que basta desligar o motor.
Este gesto, tão automático como estacionar, tirar as chaves e deixar o ar condicionado ligado, parece inofensivo, pois fazemo-lo sem pensar, como fechar a porta de casa sem olhar para trás. No entanto, por trás dessa rotina podem estar consequências imperceptíveis que podem afetar o nosso bolso muito mais do que pensamos. Portanto, embora a proteção do ar condicionado do nosso carro não esteja normalmente na lista das nossas prioridades, talvez devesse estar, porque o que hoje consideramos uma pequena coisa insignificante, amanhã pode tornar-se um problema inesperado debaixo do capô.
O mecânico do TikTok, Juan José Ebenezer, explica que, embora o ar condicionado desligue sozinho quando se desliga a ignição, não é recomendável fazê-lo, porque o carro não «percebe» que está parado. Por isso, o sistema de ar condicionado pode continuar a funcionar, causando danos devido à inércia mecânica.
«Quando desligas a ignição, o carro pára, mas essa queda de tensão faz com que o ar condicionado não entre em modo de paragem e continue a funcionar. O compressor e a correia continuam a mover-se por inércia e força, que devem ser reduzidas antes de parar o carro para evitar danos», explica ele.
Eu digo sempre a mesma coisa: assim como você pressiona a embreagem antes de parar o carro, você deve desligar o ar condicionado.
@talleresebenezer No hagas ESTO‼️‼️❄️ #mecanico #refrigerante #cuidado #mantenimiento #mecanicodeltiktok #V8Power #taller #tallermecanico #coche #ParaTi #TikTokCars #BeforeAndAfter #Viral #vehiculos #automovil #automocion #reparaciones #cajadecambios #bmw #adblue #lluvia #toyota #hyundai #TuningLife #MercedesBenz #CarMoD
Além disso, há um detalhe técnico que muitos motoristas não conhecem: o ventilador que ajuda a resfriar o condensador do ar condicionado às vezes deve continuar funcionando mesmo depois de desligar o carro.
No entanto, se pararmos o motor sem desligar primeiro o sistema, o ventilador pode não ter tempo de dissipar o calor acumulado. Embora isso não cause uma avaria imediata, a retenção prolongada do calor residual, combinada com o desgaste constante, pode reduzir a vida útil do carro. Desligue sempre o ar condicionado antes de desligar o motor.
A manutenção do carro nem sempre requer grandes investimentos, mas exige atenção aos pequenos detalhes do dia a dia. Assim como no caso da embreagem, que os mecânicos recomendam acionar tanto ao ligar quanto ao desligar o motor, o mesmo se aplica ao ar condicionado. Desligar o ar condicionado alguns segundos antes de retirar a chave pode parecer insignificante, mas com o tempo, esse hábito pode evitar avarias no valor de mais de 1000 euros.