Um dos itens mais importantes e indispensáveis na cozinha é a folha de alumínio, um auxiliar muito útil para embalar alimentos para armazenamento ou transporte sem a necessidade de outros recipientes, como os incómodos recipientes de plástico. Além disso, é prática e pode ser reutilizada, desde que não esteja suja com alimentos. No entanto, o seu uso generalizado nas cozinhas de todo o mundo não impediu que, por vezes, seja utilizada incorretamente, começando pela distinção entre os dois lados que todos os formatos deste produto têm: mate e brilhante.
1. Dois lados bem distintos
Como todos sabem, a folha de alumínio tem dois lados bem distintos, por isso é necessário saber corretamente qual o lado que entra em contacto com os alimentos e qual o que fica do lado de fora. Esta é a chave para o surgimento de vários mitos e superstições: muitas pessoas acreditam que cada lado da folha tem uma finalidade específica.
2. Desmentindo todos os mitos
A revista italiana especializada Bien Etre Centro Benessere dá o seguinte conselho: a eficácia da folha de alumínio é a mesma, independentemente do lado utilizado. Além disso, explica que a capacidade desta folha de manter a frescura e distribuir uniformemente o calor torna-a um auxiliar muito versátil para vários métodos de cozinhar.
3. Opinião dos fabricantes
Alguns fabricantes deste material também expressam a sua opinião sobre esta questão, e muitos recomendam usar o lado mate para contacto com alimentos, o que é um conselho importante para produtos delicados, como bolos. A razão é o grande risco de o papel aderir ao produto se for usado o lado brilhante.
4. Tudo depende da preparação
É importante ter em mente que o uso do lado fosco pode variar dependendo do fabricante da folha de alumínio. Esta recomendação de usar um lado ou outro se aplica apenas ao uso para um tipo específico de preparação.
5. Um ajudante multifuncional
Para concluir, é importante saber que, além de ser utilizada na área alimentar, a folha de alumínio pode ser utilizada para outros fins muito eficazes na cozinha, como, por exemplo, eliminar o incómodo gelo que se acumula no congelador.