Ao usar um banheiro público, especialmente as mulheres, muitas vezes é necessário usar alguns truques para não tocar no assento devido à possível sujeira e germes.
Um artigo da BBC explicou por quanto tempo os microrganismos patogénicos podem sobreviver neles, quais doenças podem ser transmitidas e quais não podem, se sentar.
Embora, de acordo com os especialistas entrevistados, o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível dessa forma seja muito baixo, assim como no caso de doenças transmitidas pelo sangue ou pelas vias urinárias, eles alertam que «o vírus do papiloma humano, que causa verrugas genitais, pode permanecer nas superfícies por até uma semana». «No entanto, estes vírus só podem entrar no organismo se a função de barreira da pele dos órgãos genitais estiver comprometida», afirma a professora de microbiologia e imunologia Karen Duus no texto.
Quanto à conveniência de forrar o assento com pedaços de papel higiênico para, teoricamente, poder sentar-se com tranquilidade, talvez não seja a melhor ideia. Como já mencionado, trata-se de um material poroso que não pode impedir totalmente a penetração de micróbios.
A opção de fazer as necessidades agachado também não é a mais recomendada, de acordo com a consultora em pavimento pélvico Stephanie Bobinger, pois essa posição pode ser prejudicial para essa área.
O que fazer? A sua conclusão é que a principal preocupação que devemos ter é lavar sempre bem as mãos após usar um banheiro público, pois as mãos sujas podem facilmente tocar na boca ou nos olhos.