Atualmente, parece difícil que algo em nosso planeta possa nos surpreender, já que o homem está cada vez mais focado no espaço, e muitos podem pensar que a Terra se tornou pequena demais para nós, mas a realidade é bem diferente, especialmente se considerarmos tudo o que se esconde debaixo d’água.
Quando pensamos em descobertas na água, pensamos sempre no mar, mas os lagos também escondem muitos segredos. Neste caso, trata-se do Lago Constança, com uma área de 536 quilómetros quadrados, rodeado pela Alemanha, Áustria e Suíça. À sua volta vivem 2,5 milhões de pessoas, principalmente de língua alemã, e agora foram feitas descobertas que revelam um mundo secreto escondido sob o lago.
O maior lago da Alemanha esconde muitos segredos
No lago Constança foram encontrados todos os tipos de sedimentos, incluindo até 17 barris de madeira, alguns dos quais muito bem conservados. Não se sabe a que embarcação pertenciam, mas alguns ainda têm tampas, fundos e até marcas próprias.
Outras descobertas no fundo do lago Constança foram casco metálicos, que foram documentados com a ajuda de robôs subaquáticos. Chama a atenção o facto de que eles podem pertencer aos cascos de navios a vapor conhecidos como SD Baden e SD Friedrichshafen II.
Qual foi a maior descoberta? Um veleiro de carga praticamente intacto, com mastro e verga intactos. Cápsulas do passado que nos dão informações sobre a tecnologia de construção naval da época, bem como conhecimentos sobre as mercadorias que eram transportadas neles.