A FDA, órgão responsável pela supervisão da qualidade dos alimentos nos EUA, alertou sobre o queijo colombiano e dois outros produtos similares que foram retirados de venda devido à possível presença de uma bactéria que pode causar infecções graves e, por vezes, fatais.Imagem do queijo colombiano retirado do mercado.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou em 12 de agosto a retirada do mercado de vários estados do queijo Wegmans Camembert de maturação suave e média e de vários outros produtos que contêm esse queijo. A medida foi tomada devido à possível contaminação por um micróbio que pode ser prejudicial à saúde humana.
Agora, a FDA anunciou a retirada de mais dois produtos de queijo, um dos quais colombiano, pelos mesmos motivos. «Condições insalubres no processo de produção e armazenamento» foram uma das características apontadas pelo órgão responsável pela supervisão e controlo de alimentos e medicamentos nos EUA.
Quais queijos foram alvo do alerta?
O primeiro é um produto da marca Queso El Establo, vendido nos mercados com os nomes Queso Español ou Quesito Colombiano.
O fabricante «retira do mercado todos os seus produtos de queijo (…) produzidos nas suas instalações, devido à presença de roedores, à sua atividade e a outras condições insalubres no processo de produção e armazenamento», diz o relatório da FDA.
Tal como o queijo Wegmans Camembert, o queijo colombiano apresenta um risco de possível contaminação pela bactéria Salmonella. «Trata-se de um organismo que pode causar infecções graves e até mortais em bebés, crianças pequenas, pessoas debilitadas ou idosas, mulheres grávidas, pessoas com doenças pré-existentes (por exemplo, doentes oncológicos, em quimioterapia, receptores de transplantes de órgãos, etc.) e outras pessoas com o sistema imunitário enfraquecido».
De acordo com a autoridade competente, o queijo Quesito Colombiano foi distribuído em Massachusetts em lojas de retalho voltadas para a população hispânica/latino-americana. «Todos os produtos com o código AUG 22 2025 ou anterior estão incluídos no recall. O produto recolhido do mercado é embalado em película plástica e colocado em sacos do tipo Ziploc. Cada unidade pesa aproximadamente 1 libra e tem uma etiqueta azul com a imagem de uma vaca no centro e a inscrição «Quesito Colombiano» escrita em letras amarelas na parte inferior. Na parte superior da etiqueta está escrito «Spanish Cheese» e, como fabricante, está indicado «Quesito El Establo».
Outro queijo recolhido do mercado é o Brie Royal Faucon de 1 kg do fabricante Fromi USA. Ao contrário do Wegmans Camembert e do Queso Colombia, este produto pode estar contaminado com Listeria monocytogenes, outro microrganismo que pode ser prejudicial à saúde humana. «O queijo foi distribuído pela Cheese Plate Park Slope LLC, localizada em 400 7th Avenue, 11215 Brooklyn, NY. O queijo recolhido foi cortado e vendido aos clientes da Cheese Plate Brooklyn – Park Slope LLC e Cheese Plate Brooklyn: Carroll Gardens entre 24.07.2025 e 13.08.2025», informou a FDA.
A organização explicou que o Brie Royal Faucon «é produzido a partir de leite de vaca pasteurizado e vendido em caixas de 2 unidades. Cada queijo é embalado numa caixa de madeira. O Brie Royal Faucon com 1 kg é um produto que pode ser vendido inteiro ou cortado em porções. O número do lote 615 está indicado tanto na caixa de madeira de cada queijo como na caixa».
O que é a salmonela e quais são os sintomas da infecção?
De acordo com a FDA, a salmonela «é um grupo de bactérias que podem causar uma doença chamada salmonelose em pessoas e animais». Estas bactérias vivem no intestino dos animais e dos seres humanos.
«A salmonela pode contaminar vários produtos, tais como carne, ovos, leite, marisco, vegetais, frutas e até chocolate, gelado e manteiga de amendoim. A salmonela também pode contaminar rações e guloseimas para animais de estimação, como ração seca, biscoitos para animais, rações cruas (tanto congeladas quanto liofilizadas), orelhas de porco, pele crua e chifres de boi», explica o departamento americano.
O consumo de carne crua ou mal cozida, aves, produtos à base de ovos, leite cru (não pasteurizado) ou produtos lácteos que contenham leite cru, bem como produtos contaminados com fezes humanas ou animais, pode levar à entrada da bactéria no organismo.
Os sintomas da salmonelose aparecem entre seis horas e seis dias após a entrada acidental da bactéria no organismo. «A maioria das pessoas recupera em quatro a sete dias sem consultar um médico, mas é necessário beber muita água e outros líquidos. Às vezes, a diarreia pode ser tão forte que requer hospitalização».
Abaixo estão listados os sintomas mais comuns da salmonelose:
- Febre.
- Diarreia.
- Vómitos.
- Cólicas no estômago.
O que é a listeriose (infecção causada pela bactéria Listeria) e quais os sintomas que pode causar?
A listeriose é uma infecção grave causada pela bactéria Listeria monocytogenes, de acordo com o CDC. «As pessoas geralmente adquirem a listeriose após consumir alimentos contaminados». A doença afeta especialmente mulheres grávidas, recém-nascidos, idosos e pessoas com imunidade enfraquecida.
De acordo com a FDA, os sintomas geralmente aparecem dentro de duas semanas após a ingestão de alimentos contaminados com Listeria, mas podem surgir no mesmo dia ou até 10 semanas depois. Os sintomas leves podem incluir febre, dores musculares, náuseas, cansaço, vómitos e diarreia. Embora pessoas saudáveis possam apresentar apenas sintomas de curta duração, como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez, náuseas, dores abdominais e diarreia, a infecção por Listeria pode causar aborto espontâneo e morte fetal em mulheres grávidas.