Eles não disparam a conta da luz com o ar condicionado e o ventilador ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Preferem métodos mais antigos e fiáveis
Já perdemos a conta de todas as ondas de calor que estamos a sofrer neste verão, mas cada uma parece pior do que a anterior. Desta vez está sufocante, com uma temperatura que deixa-nos quase doentes e impossibilita dormir. Os japoneses, com verões a mais de 40 ºC, têm experiência e sabem como combatê-lo sem gastar um euro.
Eles não disparam a conta de luz com o ar condicionado e o ventilador ligados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Preferem métodos mais antigos e confiáveis: pulverizam água fria nas cortinas e no chão dos balcões e terraços para que a corrente de ar que entra na casa seja mais fresca. Parece bobagem, mas esse gesto simples funciona muito bem.
Este truque não é um placebo, é baseado no princípio físico do arrefecimento por evaporação: a água retira calor do ar para se transformar em vapor, baixando a sua temperatura e tornando-a mais agradável e fresca. É o mesmo mecanismo que alguns refrigeradores utilizam, mas sem consumo de energia.
A prática é uma versão modernizada do uchimizu, um costume japonês que se traduz literalmente como «molhar o chão com água». Tem a sua origem no período Edo, onde molhavam as entradas das casas, os passeios e os jardins para refrescar o ambiente, controlar o pó em suspensão e dar frescura estética e sensorial ao lar.