Certamente já se deparou com alguém que cheirava a mofo e só pensava em como sair dali o mais rápido possível. Mas o que faria se esse cheiro viesse da sua roupa e não saísse, por mais que a lavasse ou passasse perfume? Existe uma maneira de resolver esse problema?
Se ainda não sabe de que cheiro estamos a falar, de acordo com o realtimelab, o cheiro a mofo ou bolor tem um travo a ranço ou terra, que pode ser comparado ao cheiro de meias sujas. Outro exemplo desse cheiro é abrir um recipiente com comida e sentir um fungo na forma de pequenos acneicos saindo de morangos ou cenouras tenras.
Como remover o cheiro de mofo da roupa
Se alguma das suas peças já tem esse cheiro característico e você já a lavou de várias maneiras, talvez não tenha resolvido o problema adequadamente. Sim, não basta lavar as roupas novamente na máquina de lavar, mas também tomar medidas adicionais que a Homecenter e a Interdomicilio oferecem a si.
Uma maneira de remover o cheiro de mofo é molhar as roupas em uma bacia com água, bicarbonato de sódio ou amaciante antes de colocá-las na máquina de lavar. Repita o procedimento até que o cheiro desapareça completamente. Vale a pena notar que o excesso de sabão também fica nas fibras da roupa, fazendo com que ela cheire mais a mofo. Assim, outras maneiras de resolver este problema são:
- Vinagre: pendure a peça num cabide e coloque uma tigela com água e vinagre por baixo. Em seguida, tome um banho, e o vapor da água com vinagre deve eliminar o cheiro da sua peça.
- Bicarbonato de sódio: polvilhe a superfície da roupa com bicarbonato de sódio e, após uma hora, o cheiro desagradável e a humidade desaparecerão.
- Congelador: coloque a roupa num saco hermético e coloque-o no congelador durante uma hora. Depois, pendure-a ao ar livre e notará que o cheiro desapareceu.
Como evitar o cheiro de mofo nas roupas
Se, antes de iniciar todos esses rituais, você deseja evitar o cheiro de mofo nas roupas, especialistas como a Sanytol explicam que as principais causas desse cheiro são o armazenamento de peças que não foram completamente secas ou o armazenamento prolongado em armários sem ventilação adequada. Outra causa é deixar as roupas na máquina de lavar após o término do ciclo de lavagem, colocá-las em um local sem ventilação adequada ou dobrá-las junto com roupas molhadas. Portanto, é recomendável:
- Adicione à máquina de lavar um produto especial para eliminar o cheiro de mofo e outros odores desagradáveis, se houver.
- Os ciclos de lavagem devem terminar aproximadamente na hora em que tiver tempo para retirar as roupas da máquina de lavar.
- Não empilhe roupas molhadas e não as coloque no cesto.
- Use programas que centrifugam bem as roupas para remover o máximo de água possível.
- Deixe a porta da máquina de lavar aberta após o término dos ciclos de lavagem para que ela areje.
- Se tiver roupas molhadas (por causa da chuva ou por outros motivos) e não puder lavá-las imediatamente, deixe-as secar em um local arejado.
- Se o local de armazenamento das roupas for muito húmido, recomenda-se colocar um desumidificador ou arejar o local de vez em quando.
- Faça a manutenção da máquina de lavar roupa em tempo útil para que ela não seja a causa deste cheiro.
- Certifique-se de que o local onde seca a roupa é suficientemente arejado.