Basta um simples gesto para manter as esponjas limpas por mais tempo e garantir a higiene na cozinha

Uma esponja húmida é um ambiente propício à proliferação de bactérias. Só um suporte que permita a circulação do ar e mantenha a esponja elevada acima da superfície impede o aparecimento de bactérias, odores desagradáveis e inconvenientes diários

O lava-loiça é o coração da cozinha, mas também uma fonte constante de humidade. Uma esponja húmida sem suporte adicional torna-se um verdadeiro íman para o bolor, as bactérias e os odores desagradáveis, que se espalham por toda a divisão. Um suporte ou base que garanta uma boa ventilação pode melhorar imediatamente e de forma eficaz a limpeza.

Armazenar as esponjas na vertical, longe da superfície e com ar a circular à sua volta, ajuda a secá-las completamente entre utilizações. Isto evita a proliferação de micróbios e prolonga a sua eficácia por vários dias: uma vantagem tanto do ponto de vista da higiene como económico.

Um suporte simples — por exemplo, uma grelha metálica ou um organizador de silicone com drenagem — garante que o excesso de água seja removido e que a esponja não fique constantemente molhada. Além disso, na posição vertical, ela seca uniformemente por dentro e por fora.

Sem água estagnada

Alguns modelos especiais são vendidos com organizadores com ventosas que podem ser colocados na pia para que a esponja não entre em contacto com outros objetos. São fáceis de limpar, resistentes e evitam o acúmulo de resíduos, melhorando a higiene geral do ambiente.

Outra opção fiável são os suportes em aço inoxidável com drenagem, que não absorvem água e garantem um fluxo de ar constante. O seu aspeto moderno e resistente torna-os uma solução funcional e estética para cozinhas modernas.

Ignorar este requisito faz com que, mesmo com uma limpeza frequente, as esponjas adquiram um cheiro a mofo ou manchas escuras. É um pequeno detalhe, mas prejudica a impressão de limpeza e higiene que qualquer cozinha deve transmitir.

Por isso, instalar um suporte não é um capricho, mas sim uma solução higiénica. Não é caro, não ocupa muito espaço e evita um problema que só se nota quando já é tarde demais.

Para uma limpeza ainda mais eficaz, recomenda-se em paralelo medidas como a desinfecção semanal com água a ferver ou no micro-ondas, bem como a sua substituição regular. Mas, sem dúvida, o primeiro passo é garantir que secam adequadamente no suporte.

More From Author

Por que colocar cascas de laranja no micro-ondas e quais são os benefícios

Adeus, cortinas de plástico para casa de banho: uma tendência que está a revolucionar o design de interiores

Sobre mim

Mila kunis

Jornalismo, escrevo artigos

Chamo-me Mila e escrevo artigos com dicas úteis para o dia a dia. Sigo simples, prática e direta para facilitar sua vida.