Você pode entrar em pânico ao ver peixes prateados correndo rapidamente pelo tapete, papéis e tecidos, mas não se preocupe — há muitas maneiras de se livrar desses pragas para sempre. Este inseto comprido e sem asas, com um corpo macio prateado-acinzentado, não morde nem pica, mas alimenta-se de amido e açúcares, o que o leva a comer papel e tecidos na sua casa.
«Os peixes prateados preferem alimentos amiláceos e podem facilmente alimentar-se de caixas, papel, serradura e muito mais», diz Scott Hodges, vice-presidente de desenvolvimento profissional e manutenção técnica da Arrow Exterminators. «Grandes coleções de livros podem ser danificadas por peixes prateados, que se alimentam das páginas e da cola usada na encadernação.»
Então, como proteger a sua casa desses insetos? Conversamos com Hodges e dois outros especialistas em controle de pragas para saber como se livrar das traças.
Conheça o especialistaTrenton Fraser — entomologista-chefe da Aptive Pest Control.Scott Hodges — vice-presidente de desenvolvimento profissional e serviços técnicos da Arrow ExterminatorsJoe Malinowski — vice-presidente de controlo de pragas da Mosquito Authority e Pest Authority.
5 razões pelas quais os peixes prateados entram na sua casa
- Humidade. Os peixes prateados prosperam em ambientes quentes e húmidos com elevada humidade.
- Fendas e orifícios na fundação. Independentemente de a sua casa ser nova ou antiga, os insetos podem entrar por essas fendas e invadir a sua casa. «Em casas novas, eles podem entrar durante a construção e ficar presos na casa durante os trabalhos de acabamento», diz Hodges.
- Janelas, telas e portas mal vedadas. Da mesma forma, os peixes prateados também podem entrar por essas fendas. «O corpo deles é muito fino e oval na posição horizontal, e eles evoluíram dessa forma ao longo de milhões de anos, porque isso lhes permite deslizar por qualquer fenda ou rachadura e permanecer escondidos e protegidos», diz Trenton Fraser, entomologista-chefe da Aptive Pest Control.
- Papel ou tecido contaminado. Ao trazer esses materiais, incluindo livros e caixas de papelão, pode levá-los para dentro de casa.
- Muitos itens armazenados no porão ou no sótão. Uma coleção de livros ou um álbum de recortes antigo podem ser uma fonte de alimentos amiláceos e um ambiente húmido para insetos.
4 sinais de que pode ter um problema com traças
Vê traças em casa. Este inseto é noturno, por isso pode vê-lo à noite em locais escuros, como armários, cantos, casas de banho e caves.
Detecta danos. Se houver infestação, provavelmente notará buracos ou rasgos em itens como papelão, papel e tecidos.
Aparecem manchas amarelas. Isso acontece quando o inseto perde as escamas, e você as encontra em fendas escuras, onde as traças gostam de se esconder, de acordo com Joe Malinovsky, vice-presidente de controlo de pragas da Mosquito Authority and Pest Authority.
Aparecem pequenos pontos pretos. Os excrementos dos peixes prateados são semelhantes a pimenta e, em caso de infestação grave, poderá encontrá-los por toda a casa.
Como evitar a aparição de peixes prateados em casa
Manter os peixes prateados longe de casa e livrar-se deles pode ser uma tarefa difícil, dada a sua capacidade de entrar na casa através das fendas mais pequenas.
Os especialistas concordam que uma das melhores maneiras de não deixá-los entrar em casa é tapar todas as fendas, rachaduras e orifícios nas redes.
«Tapar as fendas é uma excelente forma de evitar visitas indesejadas de traças ou outros pragas da despensa», diz Malinovski. «Até os rodapés podem tornar-se um esconderijo para as traças, se houver pequenos espaços por onde elas possam passar.»
Fraser recomenda vivamente eliminar a humidade em áreas infestadas com um desumidificador para tornar a sua cave ou sótão menos atraente para os insetos.
«Elas têm um corpo macio, por isso são muito sensíveis ao nível de humidade do ar», diz ele. «Nunca as verá onde a humidade desce abaixo do nível necessário para que as traças consigam reter humidade suficiente para sobreviver.»
No entanto, ele aconselha não remover a fonte de alimento dos insetos, que podem ser diários sentimentais, livros ou álbuns com recortes. O facto é que os peixes prateados podem passar muito tempo sem comida e água, por isso, mesmo que deite fora essas recordações, isso não o livrará da infestação.
«Não é uma questão de higiene, por isso não se sinta culpado», diz ele. «Eles aparecem e podem ser transportados… Volte ao controlo tradicional de pragas, que consiste em garantir que tudo está vedado, protegido com redes, selado e que as portas estão fechadas».