Alguma vez deu algo para o seu cão comer e ele ficou doente? Muitas vezes, as pessoas que têm animais de estimação dão comida humana aos seus cães ou gatos, o que faz com que eles adoeçam. De acordo com a Clínica Veterinária Banfield da UNA, a principal razão é que a nossa comida não satisfaz as necessidades deles e, geralmente, é rica em calorias e gorduras.
Talvez você mesmo já tenha ficado doente por comer comida muito gordurosa ou porque o bolo da sua avó estava muito pesado. Na mesma clínica, observa-se que esses alimentos contribuem para a obesidade do seu animal de estimação e, a longo prazo, ele pode adoecer com pancreatite, o que pode colocar a sua vida em risco. Além disso, existem alimentos que nunca devem ser dados aos animais.
Quais são os alimentos mais tóxicos para os seus cães
Como já dissemos, existem alimentos que, se dados como guloseimas, podem complicar a vida deles a longo prazo. No entanto, se não forem em quantidades excessivas ou se você puder controlar as travessuras dos seus animais de estimação quando lhes dá comida, então não há problema. No entanto, existem alimentos que são muito tóxicos para os nossos amigos de quatro patas e devem ser categoricamente proibidos, de acordo com especialistas como Kivet.
- Chocolate: contémteobromina, uma substância tóxica para os cães que pode causar problemas cardíacos, vómitos, diarreia e, em casos graves, convulsões e morte.
- Abacate: contém persina, que pode ser tóxica para alguns cães e muitos animais.
- Álcool: deve ser óbvio, mas não é, que o álcool é altamente tóxico para cães e animais. Provoca graves problemas neurológicos e hepáticos em cães e, em grandes quantidades, pode ser mortal.
- Cafeína: outro produto que deveria ser óbvio, mas não é, é a cafeína, que causa hiperatividade, agitação, taquicardia e problemas respiratórios em humanos, e o efeito é duplicado em cães. Isso inclui bebidas carbonatadas à base de cola.
- Cebola e alho: Embora não sejam guloseimas e seja até estranho dar aos cães, ambos os produtos contêm tiossulfato, que pode danificar os glóbulos vermelhos e causar anemia nos cães.
- Uvas e passas: Ambos os produtos causam insuficiência renal nos cães.
- Xilitol: Tal como acontece com o alho ou a cebola, não é recomendável dar xilitol ao seu amigo peludo. Esta substância também é conhecida como açúcar de bétula e é um adoçante natural usado como substituto do açúcar refinado. Em cães, as consequências do seu consumo são insuficiência hepática e convulsões.
Quais alimentos humanos são recomendados para cães
A única razão para dar aos animais de estimação alimentos destinados ao consumo humano é ajudá-los a obter todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento adequado. Existem alguns alimentos da nossa dieta que o seu cão pode comer sem qualquer problema. No entanto, antes disso, deve consultar o veterinário e prepará-los sem gorduras nem óleos. São os seguintes alimentos:
- Carne cozida e moída: sem sal nem ossos.
- Peixe: retire as espinhas e não adicione temperos.
- Ovos cozidos ou escalfados: com gema.
- Maçãs: sem sementes.
- Bananas: sem casca
- Melancia: sem sementes.
- Cenoura
- Batata-doce
- Abobrinha
- Abóbora
- Iogurte: sem açúcar ou kefir.