Quem não se lembra do xarope para a tosse feito com cebola na infância? Embora ajudasse, deixava um travo na boca e, até hoje, muitos não gostam dele. Como tradicionalista, continuo a preferir os remédios caseiros aos de farmácia, por isso decidi criar um remédio que não só cura, mas também cheira bem. O melhor xarope para a tosse e a rouquidão é feito com uma fruta deliciosa.
Os xaropes caseiros para a tosse são geralmente preparados à base de cebola ou gengibre. Ambos os produtos têm um sabor específico e picante, o que os torna pouco populares, especialmente entre as crianças. Para combinar o útil com o agradável, em casa preparo um xarope para a tosse e rouquidão com peras.
Xarope de pêra — uso
O xarope de pêra é um remédio caseiro para a saúde quando o sistema imunológico não está a funcionar como deveria. Como o nome indica, é preparado à base de pêras, que conferem ao produto não só um sabor delicioso, mas também muitas propriedades benéficas para a saúde. Elas têm ação anti-inflamatória e hidratante. Reduzem a rouquidão e ajudam a eliminar secreções estagnadas. O mel tem um efeito semelhante.
O poder das propriedades anti-inflamatórias, que permitem uma recuperação mais rápida, reside nas especiarias adicionadas. No xarope de pêra para a tosse, encontramos cravo e tomilho, que têm uma forte ação antioxidante.
Como resultado, o xarope de pêra pode ser usado como remédio para:
- tosse (seca e com catarro),
- rouidão,
- fortalecimento do organismo,
- febre.
Xarope de pêra – receita
A receita do xarope de pêra é muito simples e o resultado final é incrível. Bastam algumas colheres para aliviar os sintomas da tosse persistente e sentir-se melhor. O sabor é doce, ligeiramente picante e herbáceo, mas o mais importante é que faz maravilhas ao organismo.
Ingredientes:
- 2 peras,
- 1 litro de água,
- 4 colheres de sopa de açúcar ou mel,
- 5 ramos de tomilho fresco (ou 1 colher de sopa de tomilho seco),
- 6 cravos.
Lave as peras, descasque-as e retire o caroço.
Corte as frutas em pedaços pequenos, coloque numa panela e cubra com água. Adicione o tomilho e a cravo-da-índia à panela. Comece a aquecer tudo e, quando ferver, reduza o lume e cozinhe por 20 minutos.
Passado esse tempo, retire a panela do lume e deixe arrefecer. Quando o caldo de pêra estiver morno, adicione açúcar ou mel e mexa até que os ingredientes se misturem. Coe o xarope de pêra para a tosse e transfira para uma garrafa. Guarde na geladeira. Beba o xarope caseiro três vezes ao dia, uma colher de sopa.