Esta é uma das descobertas mais significativas da história recente, que representa um aumento sem precedentes nas reservas nacionais de ouro do país.
Uma jazida de ouro com reservas superiores a 1000 toneladas do mineral foi descoberta na província central chinesa de Hunan, informou na quinta-feira o serviço geológico local.
A descoberta, feita na jazida aurífera de Wanggu, localizada no condado de Pingjiang, a uma profundidade de mais de 2.000 e 3.000 metros, contém mais de 40 veios de ouro. Esta é uma das maiores jazidas descobertas na história recente e pertence inteiramente à China.
Descoberta sem precedentes: toneladas de ouro encontradas na China
Segundo estimativas preliminares, foram descobertas 300 toneladas de ouro a uma profundidade de 2000 metros, e as reservas a maior profundidade são estimadas em 1000 toneladas, o que equivale a 600 mil milhões de yuans (cerca de 83 mil milhões de dólares, 79 mil milhões de euros).
Além disso, algumas amostras perfuradas revelaram a presença de ouro visível com uma concentração de até 138 gramas por tonelada de minério.
Chen Zhulin, especialista em exploração de minerais, destacou a qualidade do ouro encontrado e a sua importância estratégica para a indústria mineira, segundo a agência estatal Xinhua.
Como foram encontradas toneladas de ouro chinês
Conforme detalhado no comunicado oficial, o depósito foi descoberto com o uso de tecnologias avançadas de exploração, como modelagem geológica 3D, que permitiu localizar com alta precisão os veios auríferos.
Liu Yongjun, vice-diretor do Gabinete Geológico da província de Hunan, observou que foram encontrados vestígios de ouro nas áreas adjacentes ao depósito, o que abre perspectivas para futuras descobertas na região.
Considerada uma das maiores jazidas descobertas no país nos últimos anos, esta descoberta reforça as reservas nacionais de ouro e pode ter um impacto positivo na capacidade da China de garantir o fornecimento deste mineral estratégico.
Na mesma linha, em março de 2023, foi descoberta na província oriental chinesa de Shandong uma grande jazida de ouro, com reservas do metal precioso de quase 50 toneladas.
A China produziu 375,16 toneladas métricas de ouro em 2023, 3,12% a mais que no ano anterior, o que representa um crescimento anual de 0,84%, informou em janeiro deste ano a Associação de Ouro do país asiático.
Por sua vez, o consumo de ouro na China cresceu 8,78% em relação ao ano anterior, para 1089,69 toneladas, de acordo com dados do mesmo órgão.
Nos últimos anos, o crescimento da classe média chinesa e a tendência de muitos cidadãos do país em comprar barras de ouro como forma de proteger o valor das suas poupanças contra a instabilidade macroeconómica global levaram a um aumento acentuado da procura deste mineral por parte da China.