Este país africano pode consolidar a sua posição como potência mundial graças à exploração deste metal precioso nos próximos anos.
Desde 2022, um país pouco conhecido em África está a desenvolver uma grande mina de ouro, que pode tornar-se uma das maiores do mundo. Agora, este país inaugurou uma grande fábrica que produzirá lingotes com pureza de 99,9%.
Trata-se de Uganda, um país localizado na parte oriental de África. A jazida foi descoberta em Karamoja, no noroeste, e outra na região de Busia, no leste. Esta descoberta pode gerar uma receita de 12 mil milhões de dólares.
Um novo mega shopping center ao ar livre será inaugurado em Buenos Aires: como será e quando será inaugurado A Teorema de Pitágoras morreu: matemático decifra tabuinha de 3.500 anos que confirma a fraude mais antiga da humanidade
País africano que pode se tornar o maior produtor de ouro
Atualmente, Uganda está a implementar um projeto de investimento chinês no valor de 250 milhões de dólares na região de Busia. Ao mesmo tempo, foi descoberta uma mina de ouro com um volume de 31 milhões de toneladas, contendo 320 000 toneladas deste metal em estado puro, de acordo com o Ministério da Energia e Desenvolvimento de Uganda.
A sua exploração total pode atingir 12 mil milhões de dólares, o que pode impulsionar a economia do país e mudar para sempre o mapa do mercado mundial do ouro.
Esta empresa irá processar 5000 toneladas de metal por dia e atingirá 1,2 toneladas métricas por ano. Isso será significativamente mais do que em 2023, quando a produção foi de 0,0042 toneladas.
A previsão é de uma produção de 1825 toneladas por ano, o que representará mais de 50% da produção mundial registrada, por exemplo, em 2023 (3000 toneladas).
Ouro em Uganda: objetivo de produção
Em 2024, a receita do ouro em Uganda foi de US$ 3,4 bilhões em exportações de ouro, o que representa 37% da receita total de exportações. A maior parte dessa receita veio da reexportação e da produção artesanal.
No entanto, isso ainda está longe de tornar o país o maior produtor de ouro da África: Gana continua na liderança, com receitas de US$ 11,6 bilhões no ano passado, de acordo com o site especializado Jagran Josh.
Entretanto, o governo do Uganda está a construir uma ferrovia de bitola padrão, com um orçamento de 2,7 mil milhões de euros, que reduzirá o custo do transporte até ao porto de Quénia, aumentando assim a competitividade das exportações.
Como foi descoberto o ouro neste país africano
O ministro do Desenvolvimento dos Recursos Naturais e da Energia, Solomon Muita, explicou que o depósito de ouro foi descoberto durante uma pesquisa aérea, incluindo estudos geoquímicos e geofísicos.
Os maiores depósitos foram descobertos no nordeste do país, numa região chamada Karamoja, na fronteira com o Quénia. Além disso, outros depósitos auríferos foram descobertos nas regiões central, oriental e ocidental do país.
Por seu lado, a administração do presidente Yoweri Museveni aumentou recentemente os investimentos na indústria mineira. «Para que o setor mineiro desperte, temos de alcançar o valor acrescentado total para todos os minerais, como ouro, lítio, estanho e outros», afirmou durante a cerimónia de inauguração em Busia.