Trata-se de um Chevrolet Camaro exclusivo, que apareceu no canal Backyard Barn Finds.
O Chevrolet Camaro Z28 de 1969 foi resgatado após mais de quatro décadas guardado numa cave em Winston-Salem, Carolina do Norte. Os seus proprietários não faziam ideia do verdadeiro valor deste carro histórico. O seu valor mostra a joia que guardavam no seu barracão.
A descoberta foi feita durante uma inspeção realizada por um especialista em automóveis que tem um canal no YouTube chamado Backyard Barn Finds, onde procura por obras-primas automotivas como esta. O proprietário, Danny, convidou-o para avaliar o valor do carro que ele guardava.
Idade e valor
A família guardava o carro no fundo de um armazém alugado por Danny há cerca de quatro anos, embora ele tenha ficado em diferentes depósitos por um total de 47 anos. Daniel mencionou que o Camaro foi usado em competições locais antes de ser retirado do registo, o que aumenta o interesse dos colecionadores de carros clássicos.
Conforme relatado no vídeo, o carro perdeu a pintura original, as peças do lado direito foram substituídas após um acidente ocorrido algumas semanas após a sua aquisição em 1978 e, durante muitos anos, o motor foi identificado incorretamente, uma vez que o bloco original 302 foi substituído por um bloco maior 396.
Mas o mais importante é que ele tem a marcação «Código 10», o que significa que pertence a uma série limitada de 1% desta versão do Camaro, que foram fabricados com carroçaria preta. O valor normal destes modelos ultrapassa os 85 000 euros, embora neste caso específico, por se tratar de uma versão rara, possa atingir os 170 000 euros. No entanto, é necessário ter em conta as várias melhorias necessárias ao carro devido ao seu estado.
Verificações importantes e autenticidade do Camaro
Para confirmar a raridade do Z28, os técnicos verificaram os aspetos mecânicos e os detalhes da construção. Foi medido o braço de direção, cujas dimensões são idênticas às originais, o que confirma a autenticidade do modelo.
O carro manteve os reforços da carroçaria, o escape duplo, o eixo traseiro com dez parafusos e quatro folhas de suspensão, que são características exclusivas do Z28 de 1969. Além disso, os travões de disco e o símbolo X no para-choque traseiro foram preservados, embora um pouco desbotados.
O proprietário preservou alguns componentes originais, como os pára-choques, a grelha do radiador, as dobradiças pintadas de preto, o banco tipo «cubo» 711, adequado para este modelo, a consola central de quatro velocidades e vários emblemas Z28. Os especialistas explicam que, atualmente, o carro não está equipado com jantes originais Corvette, mas tanto a tampa da bagageira como as luzes traseiras cromadas reforçam a impressão de que pertence à linha mais exclusiva deste modelo tão apreciado.
O conjunto de detalhes confirma a autenticidade e o potencial valor do Camaro. Após quase meio século parado, os proprietários decidiram restaurá-lo e colocá-lo de volta nas estradas. A probabilidade de encontrar um Z28 preto original é mínima, o que torna este achado um lote cobiçado em leilões internacionais. No entanto, vê-lo novamente em funcionamento é um grande desafio.