Se precisa de mais razões para desativar este sistema sempre controverso, aqui está mais uma. O sistema Start/Stop do carro pode danificar o motor devido às frequentes paragens e arranques? Édwar de los Santos, mecânico, explica que, sempre que o motor é ligado, a correia auxiliar é tensionada e, com o sistema Start & Stop, isso pode acontecer até 60 vezes por dia.
As tecnologias de assistência ao condutor surgiram para nos ajudar. Mas se existe algum sistema que nos faz duvidar da sua utilidade, esse sistema é precisamente o Start & Stop. Desenvolvida há mais de 40 anos, esta tecnologia não parou de evoluir e aperfeiçoar-se desde o seu aparecimento. No entanto, isso não elimina a controvérsia, já que mecânicos, especialistas e motoristas não param de alertar que a sua utilização traz mais inconvenientes do que benefícios. O último a falar sobre isso foi Eduardo de los Santos, mecânico com mais de 21 000 seguidores no seu perfil do TikTok @tallerlosantos: «Desativar o Start & Stop prolonga a vida útil da correia auxiliar», começa ele num dos seus últimos vídeos.
E o que é a correia auxiliar, também conhecida como correia de serviço? É responsável pelo bom funcionamento do alternador, carregando assim a bateria. Também é responsável pelo movimento do compressor do ar condicionado e da bomba do servo da direção. Pode encontrá-la facilmente no motor, pois é mais fina que a correia de distribuição e gira em sincronia com o motor. É composta por uma correia de borracha articulada, reforçada internamente com nylon para evitar folgas. Em suma, é uma peça fundamental para o arranque do carro e o funcionamento dos sistemas principais.
Agora pode imaginar porque é que o sistema Start & Stop desgasta tanto a correia de serviço ou auxiliar: «O Start & Stop é um sistema que desliga e liga automaticamente o motor quando o veículo pára, por exemplo, num semáforo. Foi concebido para economizar combustível, mas não é tão bom quanto parece», explica Edward. «Sempre que o motor é ligado, a correia auxiliar é tensionada e, com o sistema Start & Stop, isso pode acontecer 30, 40 ou até 60 vezes por dia», alerta ele no vídeo.Leia também: «Sou mecânico e deve desligar este sistema no carro se estiver num engarrafamento, para não desgastar o motor e a bateria». A redação Carlos Pérez, o melhor mecânico de Espanha, revela as marcas de automóveis mais fiáveis e mais problemáticas: «Basta olhar para o carro para saber se ele vai voltar à oficina». Martí Figueras
O principal problema se a correia de distribuição se partir é que a avaria pode ser bastante grave e dispendiosa. Não pela avaria em si, mas porque afetará outros elementos do motor, como as válvulas. Felizmente, a correia auxiliar costuma «avisar» da sua avaria com um ruído irritante. Nesse caso, é necessário parar imediatamente o carro, verificar visualmente o seu estado e, se necessário, chamar um reboque. A correia de distribuição é substituída juntamente com a correia de distribuição de acordo com a quilometragem indicada pelo fabricante, que geralmente é de 60.000 a 120.000 km.
Outra razão para desligar o sistema Start & Stop. Edward de los Santos lembra-nos de outros componentes que sofrem excessivamente com o seu uso: «O motor de arranque, a bateria e o gerador também são danificados, pois são submetidos a cargas repetidas. E aqui vai uma dica prática. Se conduz em distâncias curtas, principalmente na cidade e com paragens frequentes, é melhor desligar esta função», afirma o mecânico.