Talvez não saiba, mas os sacos de pano, embora sejam uma alternativa ecológica aos sacos de plástico descartáveis, não estão isentos de impacto ambiental. De acordo com a Universitat Oberta de Catalunya, é necessário utilizar pelo menos 20 000 vezes um saco para compensar o impacto da sua produção, ou seja, utilizá-lo todos os dias durante 54 anos.
Para conseguir isso, ou pelo menos chegar perto desse número, precisamos de duas coisas: ter uma boa higiene com a nossa sacola de pano e não esquecê-la sempre que formos ao supermercado. Para resolver a primeira questão, devemos cuidar dela, mantê-la em bom estado e, claro, ter uma boa higiene, embora isso não seja totalmente fácil.
A cada quanto tempo devo lavar a minha sacola de pano
A primeira grande pergunta sobre isso é a cada quanto tempo devo lavar a minha sacola de pano. Desde que substituímos as sacolas de plástico pelas de pano, temos dado a elas um uso semelhante e a higiene é a última coisa que nos importa. Mas elas devem ser lavadas e mantidas limpas para que, na hora de usar, estejam em boas condições. Não é demais lembrar que nestes sacos costuma colocar a fruta ou a comida da semana.
Alguns fabricantes, por exemplo, mencionam que os sacos de rede devem ser lavados a cada duas ou três utilizações, pois soltam terra ou humidade com o tipo de alimentos que coloca neles. Por sua vez, os sacos de pano, e os mais famosos, têm uma periodicidade de limpeza semanal. Não importa se as usou uma ou duas vezes, todas as semanas deve sacudi-las e certificar-se de que não têm migalhas ou humidade no interior. Mas para uma limpeza profunda, o ideal é fazê-lo a cada três ou quatro semanas.
Como lavar e cuidar das minhas sacos de pano
Se tem a sua mochila ou saco e deseja limpá-la, também não é um problema tão grave. No caso das opções de tecido, ou tote bag, pode fazê-lo à mão ou na máquina de lavar, mas deve usar água fria e sabão neutro. Caso a bolsa tenha detalhes metálicos, como fechos ou zíperes, não a deixe de molho por muito tempo, pois os rebites podem enferrujar. No entanto, é melhor não usar secadora e deixar secar ao ar livre.
Vale lembrar que, assim como qualquer outro tipo de tecido, a recomendação é virar a bolsa para lavar, dessa forma, se ela tiver um desenho ou estampa, você vai garantir que ela fique com uma boa aparência. Por outro lado, a razão pela qual devemos usar água em temperatura baixa é que a maioria é de algodão e, se não fizermos isso, podemos danificá-la. Assim, outras recomendações dos especialistas são:
- Sacuda após cada uso: assim que chegar a casa, retire tudo o que tiver e sacuda no lixo.
- Deixe arejar: se trouxe carne ou frutas suculentas, o ideal é virar o seu tote bag e deixar o tecido respirar para evitar o aparecimento de fungos.
- Dobre-as bem: depois de secas, guarde-as dobradas num local limpo e seco. Se forem sacos grandes, pode enrolá-los para que ocupem menos espaço no armário ou na bolsa.
- Preste atenção às etiquetas: alguns sacos têm instruções precisas de lavagem, verifique-as antes de colocá-los na máquina de lavar ou secar.