Certamente, uma das coisas que mais detesta é varrer o chão novamente após a limpeza, porque, ao chegar a casa, trouxe sujidade ou pó nos sapatos. É uma sensação terrível: por um lado, a culpa é sua, por outro, é irritante ter que limpar o mesmo lugar duas vezes seguidas.
Talvez seja essa uma das razões pelas quais, nos últimos anos, cada vez mais pessoas preferem andar descalças em casa.Embora, na verdade, não seja necessário tirar os sapatos completamente; pode-se usar chinelos ou sandálias exclusivas para uso doméstico e, assim, evitar sujar muito o chão.
Como funciona o truque de andar descalço em casa
A melhor forma de cuidar da higiene e da casa quando andamos descalços em casa é, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Microbiologia da Universidade do Arizona, nos EUA, as solas dos sapatos acumulam até 420 mil bactérias, desde resíduos fecais até bactérias. Essas bactérias causam várias doenças, desde as altamente contagiosas e infecciosas até infecções intestinais, infecções do trato urinário, doenças pulmonares, pneumonia, meningite e muito mais.
Mas de onde vem tanta bactéria? Talvez quando andas, não repares ou, pelo menos, não tenhas consciência de todos os lugares por onde passas. Se pensarmos bem, ao longo do dia subimos escadas, atravessamos cruzamentos largos, passamos por baixo de pontes, jardins e até encontramos donos de animais que não limpam os dejetos dos seus animais de estimação, o que leva à acumulação de vírus e bactérias.
Tendo isso em conta, o truque é realmente simples. Ao chegar a casa, basta tirar os sapatos e deixá-los à porta, de preferência num armário especial para sapatos. Isto, em princípio, impedirá que bactérias e vírus de fora entrem na sua casa. Não se esqueça de limpar regularmente esta parte da sua casa.
Aos poucos, assim como eu, você notará que sua casa ficou mais limpa, com menos poeira, e que basta um cuidado mais simples para manter o chão limpo. Claro, você pode controlar para que ninguém entre com sapatos, mas quando seus vizinhos ou conhecidos vierem visitá-lo, será um pouco mais difícil fazê-los seguir suas regras.
Outras vantagens de andar descalço em casa
De acordo com especialistas em limpeza e alguns especialistas, não é apenas uma questão de limpeza, mas também uma série de vantagens que podem ajudar a criar um ambiente mais confortável. Entre elas, destacam-se as seguintes:
- Redução do stress: os pés têm muito mais terminações nervosas sensoriais por centímetro quadrado do que qualquer outra parte do corpo, por isso o contacto direto dos pés com o chão cria uma sensação de bem-estar, alivia o stress e fortalece o sistema nervoso.
- Acalma as dores nas costas: os pés e os sapatos apertados são a causa de muitas dores nas costas. Portanto, ao tirar os sapatos e permitir que os músculos dos pés entrem em contacto com superfícies lisas, ajudamos esses músculos a relaxar.
- Ajuda a dormir melhor: andar descalço também ajuda a sincronizar os nossos ritmos circadianos, contribuindo para harmonizar o nosso metabolismo com o dia e a noite.
- Melhora o desenvolvimento cognitivo: andar descalço é importante para os adultos, mas para os bebés é simplesmente necessário, pois o contacto dos pés com o ambiente externo contribui para o seu desenvolvimento cognitivo.
- Melhora a circulação sanguínea: ao permitir que os músculos das nossas pernas entrem em contacto com diferentes texturas, como parquet, terraço, tapetes ou relva, melhoramos a circulação sanguínea em todo o corpo.