Com a chegada das altas temperaturas e das noites longas, a quantidade de mosquitos aumenta significativamente
Com a chegada das altas temperaturas e das noites longas, a quantidade de mosquitos aumenta significativamente em várias regiões do país, especialmente nas zonas costeiras e húmidas. Por isso, muitas famílias recorrem a meios alternativos para evitar as picadas, que deixam marcas vermelhas no corpo durante vários dias.
Nesta situação, alguns preferem utilizar repelentes naturais, pois têm vantagens em relação aos produtos químicos convencionais. Assim, as plantas aromáticas e os óleos essenciais são as opções mais atraentes devido à sua acessibilidade e baixo custo.
Plantas aromáticas, óleos essenciais e truques caseiros baratos
As regiões de Portugal com elevada humidade ou temperatura são propícias à proliferação destes insetos. Por isso, a estratégia natural recomendada pelo Heraldo consiste em colocar vasos com determinadas plantas nas janelas e portas. Esta técnica, chamada de «barreira verde», não só é eficaz para repelir mosquitos, mas também decora a casa e evita a exposição a compostos químicos.
Entre as espécies mais eficazes está a citronela, que tem um aroma intenso característico, capaz de confundir os mosquitos e impedir que entrem na casa. Outras plantas recomendadas são o manjericão, que exala um cheiro repelente e requer cuidados mínimos, e a lavanda, capaz de repelir insetos se colocada na forma de ramos secos. Completam a lista a hortelã e o alecrim: o seu aroma é particularmente desagradável para os mosquitos e podem ser colocados tanto no exterior como no interior da casa.
Assim, se criar uma barreira protetora com vários tipos de plantas nas janelas, poderá reduzir significativamente a quantidade de mosquitos em casa. E o mais importante, poderá evitar picadas se colocar uma destas plantas no quarto. No entanto, se não tiver espaço para vasos ou precisar de soluções rápidas, pode usar óleos essenciais, que também são um remédio eficaz.
Em particular, os mais eficazes são a citronela, o eucalipto, o limão, a lavanda, a árvore do chá e a hortelã-pimenta. Mas como usá-los em casa? Em primeiro lugar, pode usar um difusor colocado perto da janela. Assim, garantirá um ambiente perfumado e livre de mosquitos. Outra opção é preparar um spray caseiro. Para isso, misture dez gotas de óleo essencial, cem mililitros de água e um pouco de álcool num pulverizador e borrife nas cortinas, molduras e roupa de cama. Também pode usar lenços perfumados colocados diretamente no parapeito da janela do quarto.
Fatores como o calor, o desporto ou o dióxido de carbono que emitimos atraem os insetos, cujas picadas são inicialmente indolores devido ao efeito anestésico da saliva do inseto.
Além das plantas e dos óleos, existem outros remédios tradicionais e caseiros que podem ser usados em vez de outras opções. Em primeiro lugar, os botões de cravo inseridos em metades de limão exalam um aroma que afugenta os insetos. Muitas pessoas colocam esses limões nas mesinhas de cabeceira ou perto das janelas para reforçar a proteção. Da mesma forma, apesar do cheiro desagradável do vinagre branco, a sua presença perto das janelas afugenta os mosquitos.
Por fim, os ventiladores impedem a entrada desses insetos. Como os mosquitos voam mal, o fluxo constante de ar perto de janelas ou portas cria uma barreira física que dificulta o seu acesso. Este método, combinado com plantas e óleos, constitui uma proteção completa e natural, sem o uso de produtos químicos, que pode ser instalada rapidamente.