Embora muitas pessoas joguem fora essa parte da fruta, ela tem muitos usos. As laranjas, conhecidas pelo seu sabor doce e refrescante, são uma excelente fonte de nutrientes, como vitamina C, fibra e potássio. Neste contexto, pouco se sabe sobre a utilização da sua casca, que é frequentemente deitada fora ou utilizada apenas para ralar pudins e outros produtos culinários. No entanto, tem uma função curiosa e praticamente desconhecida.
Normalmente, a casca não é consumida, mas ajuda na digestão e previne problemas como a obstipação. Ao mesmo tempo, pode ser usada para aromatizar ambientes, preparar remédios caseiros e até mesmo melhorar a saúde bucal em certos casos. No que diz respeito à limpeza, possui propriedades desengordurantes e desinfetantes, o que permite limpar superfícies e deixá-las com um aspecto impecável.
A empresária e escritora norte-americana Martha Stewart, conhecida pelos seus programas de televisão de sucesso sobre estilo de vida e culinária, apresentou uma forma alternativa de prolongar a vida útil da casca dos citrinos: ela pode resolver problemas comuns na jardinagem, pois é um fertilizante eficaz para as plantas.
Casca de laranja como fertilizante e repelente de insetos
Basicamente, elas ajudam a enriquecer o solo e, por sua vez, afastam pragas comuns, como pulgões. Alguns dos seus componentes internos, como fósforo, nitrogénio e potássio, fortalecem o desenvolvimento das raízes das plantas, embora seja melhor que a casca seja orgânica: caso contrário, os produtos químicos podem penetrar no jardim e causar complicações.
Para isso, é necessário secá-las e triturá-las — ou, na sua ausência, cortá-las muito finamente, pois demoram muito tempo a decompor-se. Em seguida, devem ser adicionadas à pilha de compostagem ou espalhadas diretamente na base das plantas, imediatamente antes da rega. Além disso, podem ser um repelente mais do que eficaz.
Graças ao seu cheiro, são um excelente inseticida, especialmente no combate a formigas e baratas. Basta triturar a casca até se tornar pó, adicionar detergente e, em seguida, espalhar nos locais onde eles aparecem com mais frequência: como são partículas soltas, provavelmente será necessário repetir o procedimento de vez em quando, mas o líquido destrói a tensão superficial da água e mata os insetos.
O detergente deve ser misturado com a casca para obter um repelente eficaz contra insetos.
Outra opção, que requer um pouco mais de trabalho manual, é usar as metades da casca como vasos biodegradáveis para plantar sementes. Para isso, é necessário remover a polpa e as sementes, encher as metades com terra e, por último, plantar as sementes. Quando os pequenos rebentos tiverem uma ou duas folhas, devem ser transplantados para recipientes maiores.
Como limpar manchas e canos com casca de laranja
Por outro lado, a casca, combinada com ingredientes como açúcar e bicarbonato, pode ser usada para aromatizar os ambientes da casa, sem a necessidade de comprar aromatizantes caros. Além disso, misturada com água e sal, pode ser esfregada em máquinas de café para limpar manchas e calcário, removendo quaisquer resíduos e economizando significativamente em produtos.
O sumo de citrinos combinado com uma pequena quantidade de cloreto de sódio pode ser polvilhado no interior dos canos para separar as substâncias que limpam as superfícies internas. Em qualquer caso, isso não ajudará em entupimentos graves, como cabelos e alimentos, e o efeito será mínimo se os canos forem antigos ou tiverem depósitos de calcário.