Especialistas em saúde alimentar dão algumas recomendações para guardar este produto popular. No auge do calor que assolou grande parte do país em agosto, a conservação adequada dos alimentos tornou-se uma tarefa ainda mais difícil. Todos os verões, o calor torna-se inimigo da conservação dos alimentos no frio e da prevenção de intoxicações alimentares.
Frutas que amadurecem muito rapidamente, carne que se estraga em poucas horas e, especialmente, produtos como os ovos, são os primeiros a sofrer as consequências do verão implacável. Um dos produtos mais consumidos graças às suas propriedades e benefícios para a saúde, que está sempre presente nas nossas casas.
Onde guardá-los? É melhor lavá-los antes de colocá-los no frigorífico? Por que às vezes é difícil limpá-los depois de cozidos? Embora existam muitos mitos sobre como armazená-los, é melhor seguir os conselhos dos especialistas. Aqui estão os métodos recomendados que prolongam o seu prazo de validade e o tempo que podem permanecer nos nossos frigoríficos.
Quanto tempo um ovo cozido realmente dura na geladeira?
De acordo com especialistas em segurança alimentar, os ovos frescos podem ser armazenados por um mês e consumidos sem qualquer problema. No entanto, a questão surge quando decidimos prepará-los e cozinhamos mais do que o necessário.
O ovo cozido com casca pode permanecer em bom estado até 7 dias, se for armazenado corretamente no frigorífico. O segredo é colocá-lo no frigorífico duas horas após o cozimento e armazená-lo em um recipiente hermético. Isso evita tanto a absorção de odores de outros alimentos quanto a perda de frescor.
Por outro lado, se o ovo já estiver descascado, o prazo de conservação reduz-se para 3-4 dias, uma vez que fica mais exposto ao ar e a uma possível contaminação. Em ambos os casos, não é recomendável deixar os ovos à temperatura ambiente durante mais de duas horas, especialmente em dias de muito calor, pois o risco de deterioração aumenta consideravelmente.
Dicas para uma melhor conservação
– Nunca os guarde na porta do frigorífico, mesmo que muitos frigoríficos tenham um compartimento para ovos. Este local tem uma temperatura menos estável, por isso é recomendável colocar os ovos no fundo ou nas prateleiras superiores.
– Não os congele, pois a clara perde a sua textura original e fica borrachuda.
– Antes de consumir, verifique o seu estado: se tiverem um cheiro desagradável, textura viscosa ou manchas estranhas, é melhor deitá-los fora.
– Um halo esverdeado ou acinzentado à volta da gema pode ser um sinal de digestão, embora isso não signifique necessariamente que o ovo esteja estragado.
Truques para limpar os ovos mais facilmente
Outro problema que surge ao cozinhar ovos é a sua limpeza. Esta é uma das tarefas mais stressantes, se não se conhecerem estes truques caseiros.
Um deles consiste em agitar o ovo num copo ou noutro recipiente com um pouco de água. Fechando a parte superior e agitando, a casca amolece e sai mais facilmente.
Outro método popular é usar uma colher. Depois de quebrar a casca em uma das extremidades, insira uma colher de chá entre a casca e a clara e separe-as cuidadosamente. E o mais importante: é eficaz.
Nestes dias quentes, cuidar de como armazenar os alimentos não é apenas uma questão de organização, mas também uma questão de saúde. E embora o ovo cozido pareça um alimento simples, o seu armazenamento correto pode ser um fator decisivo entre uma refeição segura e uma grande decepção.