Qual foi o maior susto que um eletrodoméstico já lhe causou em sua casa? No meu caso, foi quando as faíscas do acendedor rápido da churrasqueira pararam de funcionar. Além disso, descobri que alguns frigoríficos, novos ou antigos, costumam ter um problema que pode causar acúmulo de água na parte de trás. A boa notícia é que esse problema tem solução.
Se por algum motivo não sabe o que é um frigorífico, vou explicar: é um aparelho elétrico em forma de armário metálico que serve para conservar alimentos em estado frio graças às suas paredes duplas, prateleiras internas e compartimentos para diferentes tipos de alimentos. O seu sistema de refrigeração funciona através da evaporação ou libertação de um refrigerante. Atualmente, nos frigoríficos ou frigoríficos de compressão, o gás pré-comprimido é libertado por um evaporador, que condensa a humidade do interior e a transforma em gelo.
Qual é um dos problemas mais comuns do seu frigorífico
Um dos problemas mais comuns nos frigoríficos está relacionado com o tabuleiro traseiro para drenagem da água. De acordo com a Samsung, como já mencionámos, o frigorífico funciona num modo de congelamento e descongelamento alternados. Assim, durante o descongelamento automático, o gelo derrete e escorre na forma de água para o tabuleiro de drenagem, instalado na parte inferior traseira do frigorífico, e pode passar por uma peça ou mangueira que não esteja bem conectada ou que tenha uma fuga.
Outros especialistas, como a Bosch, mencionam que isso também pode estar relacionado com a acumulação de condensação, que forma uma pequena poça de água e, se esse canal estiver entupido, a água não consegue escoar como deveria. Além disso, alguns serviços de limpeza afirmam que, durante este processo, tudo escorre para um tabuleiro localizado na parte inferior do frigorífico, onde se evapora sob a ação do calor emitido pelo compressor e da temperatura ambiente. Às vezes, esse líquido começa a vazar dentro e fora do frigorífico, formando poças ou molhando os alimentos que estão dentro, e pode até afetar o controle da temperatura.
Um dos problemas mais comuns em frigoríficos está relacionado com o tabuleiro de drenagem traseiro. De acordo com a Samsung, como já mencionámos, o frigorífico funciona com funções alternadas de congelamento e descongelamento. Durante o processo de descongelamento automático, o gelo derrete e escorre para o tabuleiro de drenagem, instalado na parte inferior traseira do frigorífico. O problema surge quando este líquido passa por uma peça ou mangueira que não está bem ligada ou tem fugas.
Outros especialistas, como a Bosch, indicam que isto também pode estar relacionado com o facto de o condensado se acumular e formar uma pequena poça de água. Se este canal de drenagem estiver entupido, a água não pode ser removida adequadamente. Além disso, alguns serviços técnicos explicam que, durante este processo, o líquido deve escorrer para um tabuleiro localizado na parte inferior do frigorífico, onde se evapora graças ao calor do compressor e à temperatura ambiente. No entanto, por vezes, a água penetra tanto no interior como no exterior do frigorífico, o que pode provocar a formação de poças, molhar os alimentos armazenados e até afetar o controlo da temperatura.
A causa principal, como já foi explicado, pode ser uma avaria no sistema de drenagem, danos em alguma peça ou um mau fecho da porta, o que faz com que a água escorra. Como já dissemos, isso é normal e a causa mais comum é que o sistema de drenagem pode estar entupido com restos de comida, produtos ou algum objeto. Esse bloqueio impede que a água escorra para a bandeja evaporadora e leva ao derramamento de líquido.
Para resolver este problema, é necessário localizar o sistema de drenagem e, com um fio fino ou qualquer outro objeto metálico fino, remover manualmente o que o está a obstruir. Se o problema persistir ou se não quiser arriscar o seu frigorífico, o melhor é chamar um técnico para reparar esta avaria.
Como cuidar do frigorífico
Embora haja coisas que não podemos fazer ou que não sabemos fazer, em princípio, não se deve reparar o frigorífico ou os eletrodomésticos por conta própria, pois isso pode sair mais caro.
A boa notícia é que há coisas que podemos fazer para manter os nossos aparelhos domésticos em bom estado, de acordo com as recomendações dos próprios especialistas e da empresa LG. Por exemplo:
- Não abra a porta por muito tempo: quando a porta fica aberta por muito tempo, entra humidade, o que pode fazer com que o frigorífico trabalhe mais para lidar com as oscilações de temperatura. O vapor libertado pelos alimentos quentes condensa-se e provoca a acumulação de água.
- Guarde corretamente os alimentos quentes: deixe os alimentos arrefecer antes de os colocar no frigorífico, pois isso faz com que o aparelho trabalhe mais.
- Nivele o frigorífico: com um nível, certifique-se de que o frigorífico está nivelado e não inclinado. Se o frigorífico não estiver nivelado, a água não escorrerá corretamente. Para nivelar o frigorífico, é melhor usar os parafusos localizados na parte inferior.
- Ajuste corretamente a temperatura: para obter melhores resultados, a temperatura ideal é de 1 °C a 4 °C, e no congelador, -18 °C.
- Não sobrecarregue o frigorífico: a sobrecarga pode bloquear o fluxo de ar e causar oscilações de temperatura.
- Verifique as portas: certifique-se de que as vedações e as juntas das portas estão em boas condições para evitar o consumo excessivo de energia.
- Limpeza regular: limpe regularmente o interior do frigorífico com água morna e sabão para evitar a proliferação de bactérias e o aparecimento de odores desagradáveis.