Um especialista em roupa de cama explicou com que frequência e a que temperatura se deve lavar a roupa de cama no verão.
A frequência com que se lava a roupa de cama é um tema controverso: alguns lavam-na uma vez por semana, enquanto outros preferem lavá-la com menos frequência. No entanto, no verão, quando o tempo está quente, um especialista recomendou lavar os lençóis com mais frequência.
Judith Akers, especialista em roupa de cama da Land of Beds, disse: «No verão, provavelmente deve lavar a roupa de cama com mais frequência do que agora.
Quando fica quente, recomendamos lavar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Se dorme com calor ou tem alergias, lavar duas vezes por semana pode fazer toda a diferença. Noites quentes significam mais suor, gordura e pele morta acumulados nos lençóis, o que cria um ambiente ideal para ácaros e bactérias.»
Os membros da nossa comunidade têm acesso a ofertas especiais, promoções e anúncios nossos e dos nossos parceiros. Pode cancelar a sua subscrição a qualquer momento. Consulte a nossa Política de Privacidade
No inverno, a roupa de cama permanece limpa por mais tempo, pois normalmente há menos suor que suja os lençóis.
No entanto, no verão, as pessoas tendem a usar roupas mais leves, o que significa que o suor e a gordura penetram diretamente nos lençóis.
A especialista disse: «A sua roupa de cama de verão trabalha em regime intensivo e requer um pouco mais de cuidado para se manter fresca. Lavar a roupa de cama a 30 °C pode deixar os lençóis com um aspecto limpo, mas não remove todo o suor e gordura.
Recomendamos lavar a 40 °C. Se os seus lençóis permitirem, lave-os de vez em quando a 60 °C para eliminar bactérias e ácaros. Verifique primeiro a etiqueta para não danificar o material».
Se possível, secar ao ar livre também tem as suas vantagens. Os raios ultravioleta do sol eliminam todos os micróbios restantes e é mais ecológico do que secar na máquina.
No entanto, se tiver alergias graves, é recomendável secar os lençóis na máquina.
O especialista disse: «Um dos erros que as pessoas cometem frequentemente ao lavar roupa de cama é sobrecarregar a máquina de lavar.
Se colocar demasiada roupa, os lençóis não ficam bem esticados nem enxaguados e podem ficar com resíduos de detergente.
Deixe espaço entre as peças para que fiquem sempre frescas».