Continua incerta a situação relativa aos direitos aduaneiros dos EUA sobre as importações de barras de ouro de 1 kg e 100 onças provenientes da Suíça. Recentemente, o preço do ouro tem-se mantido em 3357, observam os analistas cambiais do OCBC Francis Chung e Christopher Wong.
O ligeiro aumento no gráfico diário permanece inalterado.
«O ouro foi inicialmente isento de impostos (em abril), mas uma carta da Agência Aduaneira e de Fronteiras (vista pelo FT) reclassificou a importação de barras de ouro de 1 kg da Suíça sob um código aduaneiro sujeito a um imposto de 39%, em vez de ser isenta de impostos. Posteriormente, surgiu um relatório da administração Trump citando um funcionário que sugeriu que seria emitida uma nova política esclarecendo que a importação de barras de ouro não deveria ser sujeita a impostos. «
»Segundo o funcionário, a administração pretende emitir, num futuro próximo, um decreto executivo para esclarecer o que ele chamou de desinformação sobre a introdução de direitos aduaneiros sobre o ouro e outros produtos especiais.
Até agora, as refinarias suíças suspenderam o envio de barras de ouro para os EUA, aguardando esclarecimentos que devem chegar em breve. A confusão temporária pode levar a um aumento da volatilidade. «» O XAU caiu em resposta ao relatório que cita um funcionário da Casa Branca.
O impulso ascendente no gráfico diário permanece inalterado, mas o RSI mostra sinais de queda. Suporte em 3350 (DMA 21 e 50), níveis 3290. Resistência em 3450, 3500 (máximo de 2025).