Todos sabem que cozinhar ovos é uma das artes culinárias mais simples: basta colocar água ao lume, deixar ferver, colocar os ovos e esperar que cozinhem completamente. Mas nem todos sabem que não é preciso deitar fora essa água, pois ela tem uma vantagem oculta pouco conhecida.
Dessa forma, poupa água, sem deitar fora litros e litros que podem ser facilmente reutilizados.
1. Preparação
Ao cozer na água, os ovos libertam uma grande quantidade de substâncias, como potássio, magnésio ou cálcio, que estão contidas na própria casca. Estas substâncias permanecem na água, pelo que podemos reutilizá-la com benefícios para a nossa saúde.
2. Consumo humano
Apesar dos grandes benefícios ocultos,não é recomendável consumir esta água, pois não é potável. Portanto, não é recomendável utilizar esta água para beber ou cozinhar.
3. Benefícios
Na verdade, a água em que os ovos foram cozidos é uma excelente opção para regar as plantas, pois tem a mesma função que a água da torneira, mas contém substâncias que se libertam da casca.
Desta forma, irá reforçar o crescimento e a resistência das plantas: basta deixar a água arrefecer e regar as plantas como habitualmente para avaliar o seu efeito.
4. Alternativa
Assim como é possível regar as plantas com a água em que os ovos foram cozidos, as próprias cascas dos ovos podem ser reutilizadas para os mesmos fins.
Basta triturá-las e espalhá-las pelo substrato para fornecer às plantas nutrientes e minerais valiosos.