Poucas pessoas sabem, mas a porta USB do seu router WiFi pode melhorar a sua rede doméstica: partilhar ficheiros, ligar dispositivos e utilizar facilmente funções ocultas.
O uso de cabos Ethernet é a forma mais comum de conectar dispositivos, pois eles proporcionam uma conexão mais estável em comparação com o WiFi. Mas também é verdade que deve saber que em alguns modelos é possível usar a porta USB, e quase ninguém sabe para que serve e quais são as suas funções.
Talvez tenha comprado um novo dispositivo e o tenha conectado da maneira habitual, o que é perfeitamente normal, mas está a perder as vantagens que esta porta oferece. Ela não só permite conectar impressoras, periféricos ou carregar o smartphone e o tablet, mas também partilhar o armazenamento em rede através de um disco rígido externo.
Sim, pode literalmente usar um cabo para conectar um SSD ou HDD e obter espaço de armazenamento adicional para tudo o que precisa, semelhante ao que pode obter em plataformas como Google Drive ou OneDrive, mas sem a necessidade de pagar uma assinatura ou criar contas.
Quer aprender a usar essa função? Ela pode se tornar uma das funções mais úteis do seu router, se você usá-la corretamente para os ficheiros no seu telemóvel ou computador.
O seu router pode funcionar como um NAS se utilizar apenas a porta USB
Provavelmente nunca utilizou a porta USB do seu router, pois a maioria dos utilizadores nem sequer pensa na sua finalidade, porque na verdade não é algo necessário. No entanto, uma das coisas mais notáveis que ela oferece é a possibilidade de utilizá-la como um dispositivo NAS.
Com uma unidade USB ou um disco rígido externo (de preferência) de grande capacidade, pode transformar o router WiFi numa nuvem privada ou num espaço onde pode partilhar ficheiros entre diferentes dispositivos ligados à rede. Isto é realmente útil em situações em que precisa de espaço e não quer ligar dispositivos adicionais ao PC ou smartphone.
Precisa guardar fotos, vídeos e documentos importantes? Então é hora de pensar em usar este método para não depender da Internet ou de assinaturas pagas, que podem se tornar um fardo.
Pode parecer complicado, mas a boa notícia é que pode aceder à interface do router através do endereço IP «192.168.1.1» ou «192.168.0.1». Após iniciar sessão, é necessário ligar o disco rígido externo ao router e aguardar até que o indicador ao lado dele acenda.
No menu de administração do utilizador, localize a secção «Unidade USB» ou «Servidor de ficheiros». Lá, deve encontrar o modo Samba (SMB) e FTP, que servem para trocar ficheiros pela rede local ou para acesso remoto a partir de outro computador, respetivamente.
Agora é necessário configurar os dispositivos e utilizadores que podem ter permissão para trabalhar com esses elementos. Na maioria das interfaces, é possível partilhar pastas ou diretórios para que os documentos possam ser transferidos diretamente de um dispositivo para outro.
A ideia é que todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi possam ver a unidade de disco rígido conectada ao router e usá-la como armazenamento em nuvem. Ou seja, copiar e colar ou mover ficheiros para esse espaço. Por outro lado, a velocidade de transferência de dados dependerá em grande parte do cabo USB utilizado e da qualidade do router.
Por que deve utilizar esta entrada no seu router?
Isto não só permite armazenar tudo o que precisa e poupar GB, mas também serve como um centro multifuncional onde tem uma mini área de trabalho com pastas. A partir daqui, pode imprimir documentos sem fios ou até atualizar o firmware do dispositivo para aumentar a segurança.
Outra vantagem é que não terá de pagar por serviços adicionais ou modificar o hardware do PC para utilizar mais facilmente muitos elementos que requerem muito peso.
Sem dúvida, esta é uma vantagem que vale a pena aproveitar se tiver um router WiFi com porta USB e um dispositivo de armazenamento externo pronto a usar. A sério, isso poupar-lhe-á muitos problemas no futuro.