As rolhas de vinho são uma das coisas mais estranhas do mundo. São capazes de se ajustar à cabeça de uma garrafa, mas sair é muito difícil. Além disso, as suas propriedades garantem o envelhecimento adequado do vinho, pois, por serem ligeiramente porosas, permitem uma microoxigenação controlada, essencial para a evolução do vinho ao longo do tempo, segundo Obrego.
No entanto, talvez não soubesse que estas rolhas não devem ser deitadas fora assim que o vinho já passou à melhor vida. Na verdade, existem várias formas de reutilizá-las. O mais impressionante é que não é preciso fazer grandes esforços para reutilizar este material, basta um pouco de imaginação e paciência.
8 formas de dar uma segunda vida às rolhas de vinho
Se não sabia, existem dois métodos para fabricar uma rolha, segundo a Barnacork. O primeiro é o utilizado para a criação da rolha de cortiça das garrafas e é fervido a 100 graus durante aproximadamente uma hora. Depois, deixa-se a rolha curar durante um ano e volta-se a ferver, corta-se em tiras e perfura-se. A segunda forma, que é de pior qualidade, consiste em limpar os restos das placas de rolha de boa qualidade, triturá-los, aglutiná-los e prensá-los para obter um aglomerado de rolha em diversas apresentações: granulados, placas, rolos, barras, entre outros.
Dito isto, algumas opções para reutilizar são:
- Pega para copos: Basta cortar e colar vários pedaços de cortiça do tamanho dos seus copos ou chávenas.
- Organizador de cabos: Perfure a cortiça com dois orifícios de um lado ao outro e passe um cordão até conseguir pressioná-lo com a própria cortiça.
- Organizador de fones de ouvido: enrole os fones de ouvido ao longo do cortiça para colocá-los na mochila sem se preocupar que fiquem emaranhados.
- Marionetas: com um pouco de tinta e imaginação, pode fazer pequenas marionetas para crianças ou enfeites.
- Protetor de piso: Se o seu piso é de madeira e você tem móveis de metal, corte o cortiça em tiras e coloque cada uma nas pernas dos móveis. Assim, o seu piso ficará protegido de arranhões.
- Carimbos: Corte um lado da cabeça no formato do carimbo que desejar. Compre tinta para carimbos e, quando precisar usar, basta passar o carimbo na tinta e carimbar no papel.
- Chaveiro: Perfure o cortiça com a corrente das chaves e pinte os lados com o desenho que mais gostar.
- Protetor de parede para portas: Corte em tiras circulares não muito finas e com fita dupla-face cole-as na parte da parede onde mais combina com a sua placa.
Em que lixeira vão os rolhas
Antes de mais nada, você deve saber que ecoembes menciona que as rolhas de vinho são recicláveis. Embora às vezes esse dado seja desconhecido, o cortiça é reciclável e serve para a fabricação de uma infinidade de novos materiais graças às suas propriedades, já que é triturado e transformado em pequenos grânulos.
Dito isto, para que isso aconteça e se quiser que a reciclagem seja feita por especialistas, o cortiça, por ser natural ou de silicone, deve ser depositado no contentor amarelo do lixo. Se não tiver um por perto, as alternativas são colocá-lo num saco ou separado do resto do lixo, para facilitar a reciclagem.