O vinagre, tal como o limão, é demasiado agressivo para limpar materiais naturais, e os especialistas explicam-nos porquê. Quando pensamos em produtos de limpeza domésticos ou os utilizamos, limão, bicarbonato de sódio, sal ou vinagre são alguns dos produtos domésticos favoritos para dar brilho, limpar e desinfetar qualquer superfície, eliminando odores desagradáveis, removendo as manchas mais difíceis e deixando-a com um aspecto renovado. No entanto, o último ingrediente pode não ser adequado para limpar algumas superfícies naturais, como pedra ou granito, e os especialistas alertam para isso.
Graças ao seu elevado teor de ácido acético, o vinagre é um produto de limpeza único para remover a sujidade mais difícil em muitas partes da nossa casa, pois a sua acidez permite decompor manchas, gordura e resíduos difíceis de remover, para que possam ser facilmente eliminados. Além disso, possui propriedades antimicrobianas, o que o torna ideal para combater o bolor e as bactérias. No entanto, Yulia e Natalia (@organiza_de_diez), especialistas em limpeza doméstica, estão convencidas de que não é tão adequado para limpar superfícies mais delicadas como pensamos.
Ao limpar materiais naturais, como pedra ou mármore, deve evitar-se o vinagre, o limão e produtos mais agressivos.
Por que o vinagre não é adequado para limpar pedra natural?
Yulia e Natalia (@organiza_de_diez) são especialistas em organização e limpeza e alertam-nos que o vinagre não é, de forma alguma, o melhor produto para limpar pedra natural. «Sim, é um produto clássico para a limpeza doméstica. Mas tem as suas desvantagens e hoje vou falar-vos de uma que poucos têm em conta. Afinal, nem tudo o que é natural é sempre inofensivo», dizem elas
Não use com lixívia
Elas explicam que, embora o vinagre limpe, ninguém nos diz que ele pode danificar pedras naturais, como terrazzo, mármore ou granito. «Portanto, não o use nesses locais», alertam. Além disso, alertam que nunca se deve misturá-lo com lixívia, pois isso provoca a libertação de gases muito tóxicos. No entanto, explicam que, se adicionarmos algumas cascas de citrinos a um difusor, regarmos com vinagre e deixarmos repousar durante duas semanas, obteremos um produto de limpeza natural com um aroma mais agradável e mais eficaz.
Quando quente, ele remove primeiro a gordura
No entanto, os especialistas dizem que «em casa, eu usava para quase tudo: para remover calcário, limpar vidros, desinfetar… até que descobri isso e comecei a usá-lo de forma mais consciente». Eles também partilham um truque rápido com vinagre: «Se aquecê-lo um pouco antes de usar, ele realmente remove a gordura e muito mais rápido», garantem.
O vinagre é muito eficaz para remover gordura e até mesmo calcário.
Por que o vinagre não é adequado para limpar pedras naturais?
Apesar de ser um excelente produto de limpeza, não é o melhor auxiliar na limpeza de pedra natural, pois as suas ácidos são muito agressivos para esses materiais, causando corrosão, manchas permanentes ou marcas na superfície, tornando-os opacos e, com o tempo, causando até danos estruturais, prejudicando a sua impermeabilidade e tornando-os mais vulneráveis a futuros impactos, arranhões, derrames… e levando a um desgaste muito mais rápido.
Embora o vinagre continue a ser um excelente auxiliar na limpeza doméstica, ao limpar materiais naturais, como pedra ou mármore, é melhor optar por produtos mais suaves, como água morna com sabão, e aplicá-los com ferramentas macias, como esponjas ou panos, que não danifiquem a superfície. Além de evitar produtos fortes, como vinagre ou limão, é necessário garantir que as superfícies sejam bem secas após a limpeza, para que permaneçam em bom estado.